Como surgiu a investigação

Como surgiu a investigação?

Tudo começou com a imaginação do homem, na época pré-científica, onde haviam poucos recursos, mas, os crimes precisavam ser desvendados e os criminosos indiciados.
Um exemplo do uso individual da imaginação para a resolução de crimes; aconteceu no século VI. Daniel com grande aptidão conseguiu provar ao rei da Babilônia; Ciro, o Persa, que as oferendas dadas ao ídolo Bel; na verdade estavam sendo consumidas pelos sacerdotes e seus familiares.

Para chegar a essa conclusão; Daniel fez que espalhassem cinzas por todo o piso do templo; onde diariamente eram colocadas as oferendas. No dia seguinte; verificaram que apesar da porta continuar fechada; pegadas compatíveis com as dos sacerdotes estavam espalhadas pelo chão e que as oferendas haviam sido levadas.

Há também a clássica história do “Princípio de Arquimedes” no século III a.C. Vitrúvio conta que o rei Hierão de Siracusa; mandou fazer uma coroa de ouro; porém quando a coroa chegou; o rei desconfiou que o ouro havia sido trocado por prata.

E assim falamos como surgiu a investigação

Então o rei pediu para que Arquimedes solucionasse sua dúvida e investigasse; o que aconteceu. Arquimedes então pegou uma vasilha com água e mergulhou pedaços de ouro e prata; do mesmo peso da coroa.

Viu que o ouro não fazia a água subir tanto quanto a prata.

Por fim, colocou a coroa que elevou o nível da água numa altura intermediária, provando que a coroa havia sido feita com uma mistura de ouro e prata. Assim, foi capaz de desvendar a fraude e desmascarar o artesão.

O mesmo ocorreu na antiga Roma, onde Plantius Silvanus, suspeito de ter jogado sua mulher, Aprônia, de uma janela foi levado até César. Este, por sua vez, foi examinar o suposto local do acontecimento e encontrou sinais certos de violência.

O fato é que desde a antiguidade foram desenvolvidas técnicas com a intenção de solucionar crimes. No entanto, a polícia de investigação só se originou em Roma com a lei Valéria (82 a.C.) E somente no século XVI foi que começou uma sistematização de dados mais estruturada.

Uma coisa é fato; investigar é um trabalho que nunca sai de moda e a procura por esse tipo de profissional se torna cada dia maior. Isso porque TUDO e TODOS, podem ser investigados. E há um milhão de áreas em que um investigador pode atuar.

2 comentários em “Como surgiu a investigação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *