Investigação patrimonial

Investigação patrimonial nada mais é que investigar os ativos de uma pessoa física ou jurídica. Todo seu patrimônio. Casas, carros, dinheiro em banco, joias, etc.

Tudo aquilo que ela possui. Atualmente o número de pessoas e empresas inadimplentes tem se tornado maior e a investigação serve justamente para; entender a forma como devedores mal intencionados costumam ocultar seu patrimônio de seus credores.

A busca desse tipo de serviço cresce muito entre aqueles que buscam recuperação de seu crédito.

E Quais os tipos de fraudes patrimoniais?

Existem dois tipos de fraudes que costumam acontecer com maior frequência, chamadas:

Fraudes ao crédito
Fraudes de execução

Onde o devedor encontra meios de ocultar seu patrimônio; porém, quanto mais elementos e indícios de uma fraude cometidas uma investigação conseguir levantar, maiores as chances de desfaze-las em processo judicial.

Esse tipo de fraude é muito comum; nela o devedor encontra meios de não colocar um ativo em seu nome; transferindo-os para outras pessoas por meio de doações; vendas e no geral; por um preço muito menor do que ele realmente tem no mercado.

Como é feita a investigação patrimonial?

O processo investigativo começa com o mapeamento dos parentes próximos ao devedor, de seus parceiros de negócios e até mesmo de pessoas mais intimas.

Essas informações servem para auxiliar o investigador a descobrir quem são os proprietários reais dos bens utilizados pelo devedor; como fossem deles; quem está colaborando para uma suposta fraude.

Diversos tribunais exigem evidencias que houve má fé de todos os envolvidos. A investigação patrimonial inclui consultas a registros públicos e seus órgãos responsáveis; inclui ainda pesquisas em meios de comunicação em geral; levantamentos contábeis, elaboração de relatórios, apresentação de planilhas e documentos.

Qual o objetivo da investigação patrimonial?

No geral essa investigação tem como intuito desvendar bens que estavam ocultos, através de:

Pesquisas por Imóveis
Pesquisar por Escrituras
Pesquisando por Procurações
Localizar por Documentos Societários
Procurar por Instrumentos Particulares
Pesquisa por Títulos Protestados
Pesquisa por Veículos

Relevados os bens ocultados o credor tem maiores chances de receber do devedor quando o caso for levado a juízo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *